
PROJETOS
GINÁSIO PARALÍMPICO
Projeto solicitado pela ONG Esporte e Saúde, treinadora do time de rugby em cadeira de rodas, em Curitiba, à AsBEA-PR que juntou o time de 5 escritórios para o desenvolvimento deste anteprojeto com fins filantrópicos. O desafio de projetar um edifício 100% acessível para uso de atletas com necessidades especiais foi decisivo para a criação desta proposta. Com soluções simples, mas uma plástica imponente e complementos de cunho sustentável, este ginásio será um marco no paradesporto nacional.
Equipe AsBEA-PR:
Amir Shafa - Cleverson Tramujas - David Queiróz - Juliana Lahóz - Margareth Menezes.
Gestão 2014 - 2016 | Presidente Keiro Yamawaki
AMC ASSOCIAÇÃO MONTE CARMELO
Projeto de Arquitetura que finalizamos para o Centro de Convivência da Juventude da Associação Monte Carmelo em Porto Feliz, interior de São Paulo, o projeto foi desenvolvido de acordo com as necessidades da Instituição e também conforme: perfil do terreno e legislação Municipal.
São 1345,00 m2 distribuídos da seguinte forma:
1) Térreo com 1008,94 M2 ( 3 SALAS DE AULA + BIBLIOTECA + SALA PROFESSORES + BWCS ( PNE) + REFEITÓRIO + COZINHA + SALA GERENCIA + HALL / ESPERA) + ESCADA E ELEVADOR PNE;
2) Subsolo com 307,19 m2 ( 2 SALAS DE AULA ) + BWCS ( PNE) + 2 KITNETES + 2 VAGAS GARAGEM;
3) Caixas d água;
4) Ginásio de Esportes
A Associação Monte Carmelo é uma ONG de desenvolvimento sócio econômico que presta apoio a crianças e adolescentes do município de Porto Feliz.
Tem como missão entre dentre outras coisas, promover a educação humana, espiritual e material da crianças e do adolescente.
maiores informações no site:
http://www.montecarmelo.org.br/
Equipe AsBEA-PR
Amir Samad Shafa
Cleverson Tramujas
Juliana Lahoz
Leonardo Hauer
Mehran Golshan
Estagiários de Arquitetura:
Felipe Senes
Jealine Doronka
Lyciane Cordeiro
ARQUITETOS APOIAM 2016 - ASSOCIAÇÃO DE CAPOEIRA DO CAJURU
INSTITUTO PRINCESS BENEDIKTE
No ano de 2014 fomos procurados por um grupo de apoio a casa LAR DONA VERA e executamos um Projeto Arquitetônico filantrópico para a sua nova sede, localizada à Rua Pedro Mossolini Gasparin, bairro de Santa Felicidade.
Trata-se de uma casa que desde 1996 atende e recolhe crianças indicadas pelo Conselho Tutelar de 0 a 3 anos, vitimas de maus tratos ou afastadas dos pais por prisão, drogas e outros.
A casa tem o importante apoio e suporte do Institute Princess Benedict da Suécia.
Uma equipe de médicos, psicólogos, nutricionistas, pedagogos, assistentes sociais e outros profissionais dão o suporte voluntario.
A casa atende no momento cerca de 30 crianças, garantindo abrigo, alimentação, cuidados médicos e psicológicos.
A nova construção ira dar a possibilidade de abrigar mais 30 a 40 crianças de uma forma muito melhor já que a nova construção, ao contrario da anterior, foi planejada para tal.
São 625,00 m2 em três pisos, que contará com áreas de garagens cobertas, elevador, áreas de administração bem planejadas, amplas cozinha e lavanderia, almoxarifado central tanto para doações quanto para as coisas de uso do dia a dia.
Áreas de recreação coberta e descoberta foram um fator importante pois as suas localizações dentro da estrutura do projeto deveriam ser uma atenção especial quanto a insolação, acessos e segurança.
No ultimo pavimento estão localizados os dormitórios separados por idades, banheiros, salas de banho, de lactação, local para plantonistas, rouparia central etc.
Um item importante neste projeto foi o estudo de fluxos internos para pessoas e materiais. Haviam fluxos que não poderiam se cruzar de maneira alguma e o acesso as crianças deveria ser muito seguro, enviado a parentes e familiares de uma forma sem a presença de pessoas da casa e previa autorização legal.
Enfim, foi um projeto muito desafiador e que contribuiu muito ao nosso conhecimento como profissional e cidadão.
Equipe AsBEA-PR :
Mauro Grande Arquitetos
LAR DO BOM CAMINHO
Instituição filantrópica responsável por acolher recém-nascidos e bebês de até 2 anos que foram afastados de suas famílias de origem por questão de vulnerabilidade social e/ou risco.
Equipe AsBEA-PR:
DORIA LOPES FIUZA Arquitetura
CRIANÇAS COM NEOPLASIA
Equipe AsBEA-PR:
Gustavo Pinto Arquitetura
Orlando Ribeiro
Elaine Zanon
Realiza Arquitetura
IGREJA IRMÃOS MENONITAS 2014 - CURITIBA
Arquiteto Amir Samad shafa e Equipe.
Escola Mercedes Stresser
A Escola Mercedes Stresser faz parte da Associação de Assistência ao Excepcional Mercedes Stresser. A escola atende adolescentes e adultos com deficiência mental, desenvolvendo atividades que promovem a inclusão sócio-laboral, a abertura cultural, o exercício da cidadania e capacita para a inserção dessas pessoas no mercado de trabalho.
Com a doação do terreno pela Prefeitura de Curitiba, iniciou-se a missão do Escritório Modelo da Universidade Positivo e do escritório Gustavo Pinto Arquitetura de criar um projeto que atendesse as necessidades de infraestrutura, de baixo custo e fácil manutenção.
Como tanto o projeto quanto a execução foram realizados com união de muitas pessoas, o partido foi inspirado em uma corrente. Corrente essa que simboliza a ajuda de cada pessoa sozinha, um elo, que em conjunto se torna forte.
A estratégia consiste em conectar diferentes funções dispersas mediante pátios e circulações exteriores, com o fim de gerar uma experiência espacial a partir dos diferentes usos e tratamentos dos edifícios. Levando em conta o clima local, a obra permite aos alunos caminharem, mesmo com chuva, pelos corredores ao ar livre entre os diferentes pátios.
Para cumprir com os requisitos do programa e setorizar as diferentes funções da escola, foram criados quatro edificações: duas com função didática e ocupacional e uma com função administrativa e pedagógica, além da quadra poliesportiva coberta.
A estrutura dispõe de salas para atividades diversas, tanto para desenvolver atividades cotidianas até capacitar para a entrada do alunos no mercado de trabalho. As atividades mais simples, como arrumar a cama, escovar os dentes e dobrar roupas são consideradas atividades sociais. Já as atividades como panificação e artesanato capacitam e promovem a inclusão social.
Equipe AsBEA-PR:
Gustavo Pinto Arquitetura
Projeto Associação ACCEP desenvolvido com intuito de beneficiar uma grande comunidade de jovens.
Após um grande esforço da Equipe de Apoiadores, foi finalizado o Projeto da Fase 01 para Reformulação da Sede - O Projeto de Reforma total , ainda será desenvolvido pelos Arquitetos Apoiam.
Equipe AsBEA-PR:
Grupo Arquitetos Apoiam
MEMORIAL DO VOLUNTARIADO PARANAENSE + SEDE DO CONSESP
Por meio de trabalho voluntário na OSCIP Reurbanizar (REURB), vem desenvolvendo filantropicamente o projeto arquitetônico da Sede do Conselho de Entidades Sociais do Paraná (CONSESP) [ http://www.consesp.org.br/ ]. Neste mesmo edifício será instalado o Memorial do Voluntariado Paranaense (MVPR) a ser construído em terreno cedido pela Prefeitura Municipal de Curitiba para este propósito. O edifício será instalado no Largo Bittencurt, esquina das ruas Amintas de Barros com a Mariano Torres, em frente a Praça do Bar do Estudante Universitário e do Clube Círculo Militar do Paraná.
Equipe AsBEA-PR
GP ARQUITETURA (Arq. Gustavo Pinto),
ARQUITETARE (Elaine Zanon),
CONTEXTO ARQUITETURA (Orlando Ribeiro),
REALIZA ARQUITETURA (Frederico Cartens).
PROJETO PEGADAS DA TERRA
O projeto Pegadas da Terra é uma inciativa da Ordem Rosacruz, onde diferentes grupos de várias faixas etárias se reúnem para desenvolver atividades filantrópicas. Em parceria com a Interarquit Arquitetos Associados, foi projetado o complexo de alojamentos do programa, para dar suporte aos participantes vindos de outras regiões do Brasil e do mundo. O empreendimento conta com diversos quartos, refeitório amparado por nutricionistas, áreas de lazer internas e externas, entre outros. O conceito do projeto foi construir um edifício contemporâneo, tendo um cuidado especial com questões de sustentabilidade.
Equipe AsBEA-PR :
Arq. Claudia Pimentel Bueno
Arq. Alan Vistochi
Arq. Raísa Bueno do Valle Ribeiro
AsBEA/PR apoia projeto Mueller Ecodesign Social 2017
A AsBEA/PR é apoiadora oficial do Shopping Mueller, no Projeto
Mueller Ecodesign Social, que comemora 10 anos. A oficialização
da parceria aconteceu encontro, que reuniu parceiros, arquitetos
e a imprensa em um café da manhã no dia 21 de setembro, no
restaurante Babilônia, no shopping.
Durante o evento, os coordenadores técnicos do projeto, a
arquiteta Rose Guazzi e o arquiteto e
paisagista Marcelo Calixto, ambos associadosAsBEA/PR ,
destacaram a importância do projeto para a sociedade,
que iniciou com a Mostra Mueller Ecodesign, em 2008.
“São seis anos contando com a participação de profissionais de
arquitetura e design de interiores - agregando ao pilar da
sustentabilidade a proposta principal de alcançar os jovens,
empoderando-os e beneficiando-os diretamente com melhorias
realizadas no local onde frequentam”, destaca Rose Ortolani Guazzi.
Outros associados da AsBEA/PR também se dedicam à causa.
As arquitetas associadas Vânia Toledo Martins, Andréa Benthien e
Ana Carolina Mazzarotto, que participaram das edições anteriores
e estão presentes este ano, também assinando os ambientes.
Para Amir Samad Shafai diretor de Projetos e Ação Social e
Arquitetura do Bem da AsBEA/PR esta parceria abre novas
perspectivas e simboliza um novo momento na entidade.
A vice-presidente da entidade. Cristiane Bicalho de Lacerda,
também presente no evento, reforçou que a entidade está em
constante evolução, desenvolvendo um planejamento
estratégico que tem como objetivo fortalecer a atuação
comercial dos associados e também estimular ações de
responsabilidade social, estruturando caminhos institucionais
bem definidos.